BENFICA - LISBOA
“ As várias lendas sobre a origem do vocábulo Benfica têm em comum a utilização da expressão bem fica, à qual não foi alheia a existência de um microclima ameno, abundância de água e arvoredo, factores convidativos e propícios à fixação das mais variadas gentes.
Nestas bucólicas “ terras do termo “ lidaram os campos homens fortes e mulheres fortes que construíram a imagem de marca mais característica de Benfica: os Saloios.
Com eles instalaram-se também prestigiadas e poderosas ordens religiosas.
Já em pleno Séc. XV, Benfica conhece a promoção a sede de julgado com dois juízes privativos e regista a prestigiosa existência de três Irmandades: Nossa Senhora do Amparo, Santo António e São Sebastião.
Três séculos passaram e a velha freguesia de saloios e lavadeiras assiste ao veraneio de novas e abastadas gentes que, seduzidas pela beleza da paisagem, se instalam em quintas com famosos jardins e extensos pomares. No Séc. XIX os transportes públicos chegam a Benfica, a paróquia divide-se em duas, a cidade começa a avançar, timidamente, por quintas e hortas. Em 1885, Benfica deixa de pertencer ao Concelho de Belém, passando a território da Capital. A Cidade continua a avançar. Em 1959, o território é dividido e dá origem à freguesia de São Domingos de Benfica. A cidade avança mais, agora em força e de forma desordenada. Novos homens e novos dinheiros derrubam quintas, vivendas e a identidade marcadamente rural é resumida a vestígios. Os 17.843 habitantes da década de cinquenta passam a mais de 45.000 em 2000.
Por força do natural crescimento da cidade, a freguesia convive hoje em harmonia com o antigo e o moderno, com o rural e o urbano, orgulhando-se da sua história colectiva, das suas gentes e das suas raízes.
Benfica revela-se não tanto pelo património edificado, mas sobretudo pelo seu enorme património vivo, onde reside de facto a sua maior riqueza.
No início do novo milénio a freguesia mostra já alguns efeitos de envelhecimento da sua população que, numa década desceu para cerca de 42.000 habitantes. Encontram-se recenseados na Junta de Freguesia de Benfica cerca de 39.000 eleitores, estimando-se a população em cerca de 45.000 habitantes dos quais, mais de 19.000 têm idades superiores a 53 anos, isto é, constituem mais de 38% da população da freguesia. Com idades superiores a 43 anos, encontramos entre a população de Benfica 25.000 pessoas, mais de 50% do seu total. “ (1)
(1) (1) In Benfica – A nossa Junta, Edição Especial da Revista “Benfica Viva” – Guia da Junta de Freguesia de Benfica.