Avenidas Novas - Lisboa (Duque de Ávila)

 

FREDERICO RESSANO GARCIA (Lisboa, 1847 – 1911) – Foi engenheiro e chefiou a Repartição Técnica da Câmara Municipal de Lisboa no final do século XIX. 

Nessa qualidade liderou a concepção e a implantação do primeiro projecto de expansão da cidade, no qual se definiram estruturas tão marcantes como a Avenida da Liberdade, as Avenidas Novas (tendo como eixo a Avenida das Picoas, actual Avenida República, e estabelecendo a ligação ao Campo Grande), o prolongamento da Avenida 24 de Julho, de  Santos a Alcântara, os bairros de Campo de Ourique e da Estefânia, a construção da linha de Cintura e da Linha de Sintra, a construção do mercado da Ribeira Nova, entre muitas outras.

No entanto, para a maioria dos que hoje usufruem da cidade é um ilustre desconhecido. Se o nome Ressano Garcia ainda mantém alguma familiaridade sonora deve-o, fundamentalmente, à toponímia, que o vem perpetuando no linguarejar quotidiano, na esperança de acender algum espírito circulante mais curioso.

Mas Ressano Garcia não desconhecia, certamente, a “revolução” urbanística que se projectava para Lisboa, desde a publicação  pelo Ministério das Obras Públicas, de João Crisóstomo  do Decreto de 31 de Dezembro de 1864. Além de estabelecer uma série de preceitos de natureza urbanística com incidência geral, este diploma definiu o enquadramento programático das transformações há muito pretendidas e reclamadas para Lisboa (Leal, Joana Cunha: 2008).

Excerto de um texto que pode ler em : https://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt

Galeria de Fotos: Duque de Ávila - Lisboa

https://www.facebook.com/havitigoldtelheiras

Crie o seu site grátis Webnode